“PORQUE AS OBRAS DA CARNE são:
prostituição, impurezas, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias,
emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices,
glutonarias... os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” Gálatas 5.19-23
Nenhum trecho da Bíblia apresenta um mais nítido contraste
entre o modo de vida do crente cheio do Espírito e aquele controlado pela
natureza humana pecaminosa do que Gálatas 5.16-26. Paulo não somente examina a
diferença geral do modo de vida desses dois tipos de crente, ao enfatizar que o
Espírito e a carne estão em conflito entre si, mas também inclui uma lista
específica tanto das obras da carne, como do fruto do Espírito.
“Carne” (gr.
sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no
cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8, 13; Gl 5.17,
21). Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus
(Gl 5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e
mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do
poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14).
As obras da carne incluem:
“Prostituição” (gr. pornéia),
imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros,
filmes ou publicações pornográficos ( Mt. 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1 Co
5.1). Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português:
prostituição.
“Impureza” (gr. akatharsia), pecados
sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do
coração (Ef 5.3; Cl 3.5).
“Lascívia” (gr. aselgeia),
sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de
perder a vergonha e a decência (2 Co 12.21).
“Idolatria” (gr. eidololatria), a
adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa,
instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua
Palavra (Cl 3.5).
“Feitiçarias” (gr. pharmakeia),
espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros
materiais, na prática de feitiçarias (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23).
“Inimizades” (gr. echthra), intenções e
ações fortemente hostis; antipatia e inimizades extremas.
“Porfias” (gr. eris), oposição, luta por
superioridade (Rm 1.29; 1 Co 1.11; 3.3).
“Emulações” (gr. zelos), ressentimento,
inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1 Co 3.3).
“Iras” (gr. thumos), ira ou fúria
explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8);
“Pelejas” (gr. eritheia), ambição
egoísta e a cobiça do poder (2 Co 12.20; Fp 1.16,17).
“Dissensões” (gr. dichostasia), grupos
divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a
unidade da igreja (1 Co 11.19).
“Heresias” (gr. hairesis), introduzir
ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm
16.17).
“Invejas” (gr. fthonos), antipatia
ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.
“Homicídios” (gr. phonos), matar o
próximo por perversidade. A tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está
embutida na tradução de methe, a seguir, por tratar-se de práticas
conexas.
“Bebedices” (gr. methe), descontrole
das atividades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.
“Glutonarias” (gr. komos), diversões,
festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo
drogas, sexo e coisas semelhantes.
As palavras finais de Paulo
sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e
participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus. (Gl 5.21).
Transcrito da Bíblia de Estudo Pentecostal
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